Pages

Ads 468x60px

segunda-feira, 29 de março de 2010

VARGEM GRANDE 72 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Histórico

Vargem Grande foi elevada à categoria de cidade pelo Decreto-Lei Nº 45, de 29 de março de 1938, mas a formação política e jurídica do município de que é sede teve origem com a criação, em 1835, da Vila da manga do Iguará, hoje Nina Rodrigues. Em 1840, ainda uma pequena povoação, serviu de acampamento à 3ª Coluna, sob as ordens do major Feliciano Antônio Falcão, das tropas comandadas pelo coronel Luís Alves de Lima e Silva na repressão da Balaiada.

Somente em julho de 1842, pela Lei provincial nº 7203, passou à condição de vila. Antigo ponto de encontro das estradas de boiadas que vinha de Caxias e Itapecuru-Mirim, Entre os ilustres filhos da terra, o que mais se destacou foi Raimundo Nina Rodrigues. Médico, patologista, criminalista, professor e etnógrafo.

Nina Rodrigues conquistou renome internacional e é considerado o criador da antropologia criminal em nosso país.

Dados Geográficos

População estimada é de 44.648 habitantes (IBGE/2005), faz parte da mesorregião Norte Maranhense, e da Microrregião do Itapecuru, sendo limítrofe com as cidades de Itapecuru, Chapadinha, Nina Rodrigues e Coroatá.

Área de 1.957,772 km², densidade de 18,4 hab/km², fuso horário UTC-3, 172 km da Capital do Estado São Luis.

Dados Sociais

IDH de 0,544 (PNUD/2000),PIB de R$ 90.391,00 (IBGE/2005),PIB per capita 2.522,00 (IBGE/2005)

Hoje

Hoje Vargem Grande vive uma Administração porreta, com um índice de violência e insegurança muito elevada, falta de planejamento na execução nas obras de reformas das escolas.

Merenda escolar a base de farinha de mandioca e salsicha, fechamento de várias escolas na Zona Rural: Fazenda Iguará, Sede dos Padres, Faveira e Caldeirões são apenas algumas de um numero exorbitante de escola que foram fechadas pela atual administração.

O pior Carnaval dos últimos 10 anos aconteceu em 2010, e hoje 29 de março não ouve nenhum motivo para comemorar, já que estamos indo rumo ao retrocesso, e você Vargengrandense tem algo a comemorar nesse 29 de março?!!
Por Thiago Braz 

4 comentários:

Anônimo disse...

infezlimente não pois com o prefeito porreta na administração de nossa cidade junto com sua miguelagem vargem grande é um fracasso.
só tenho a lamentar

Anônimo disse...

A inveja é um centimento que corroi o ser humano por dentro, pena que eles não estejam lá.......

Anônimo disse...

Eita cidade feinha hein????????KKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

é lamentavél que vargem grande,ainda elege veriadores que não consegue, expressar seus ideais, e não entendem nada de legislação, com isso se vendem , contribuindo e muito com a corrupção no município. que nas próximas eleições possamos escolher melhor !

Postar um comentário

TERMOS PARA PUBLICAÇÃO DE COMENTÁRIOS NESTE BLOGUE:

1. NÃO FAÇA COMENTÁRIOS RELACIONADOS À VIDA PESSOAL, À INTIMIDADE, PALAVRÕES, ETC...

2. O autor é o único responsável pelo seu comentário.

3. Ao comentar neste blog você, que esta devidamente identificado, aceita arcar com toda a responsabilidade civil ou criminal da sua opinião, retirando do autor do blog qualquer responsabilidade, a não ser a da própria postagem em si.

4. Seu comentário pode demorar ir ao ar caso sua identidade precise ser confirmada, isso evita o uso indevido do nome de outras pessoas.

5. Comentários anônimos NÃO serão publicados.

6. COLOQUE SEU ENDEREÇO NO TEXTO DO SEU COMENTÁRIO, COMO NO EXEMPLO:

ass: fulano dos anzois pereira, rua dom pedro, 111, centro, vargem grande-ma.

Ao clicar em PUBLICAR COMENTÁRIO, EU, autor do comentário, aceito estas condições para que meu comentário seja publicado.